- ImbéEtuba
- Posts
- Tem BALEIA no museu!
Tem BALEIA no museu!
Da caça a preservação

Ei! Deixa eu te contar…
ACONTECEU MESMO?!
Visitar o Museu Nacional da Baleia Franca hoje é sem dúvida poder respirar um pouco da história de Imbituba. Após seis anos de espera, as portas do barracão foram reabertas e agora já são quase 10 meses de atividades, escolas, turistas e moradores movimentam o museu.
Na inauguração o lugar ficou cheio. Crianças curiosas, adultos deslumbrados e muitos idosos emocionados, afinal de contas a história vivida por cada um deles é contada ali.
Seu José Honório Martins, um senhor de 90 anos, com certeza foi um dos destaque do evento. Não é sempre que se pode conhecer o último pescador de baleias de Imbituba ainda vivo, mas ele estava lá, emocionado em ver todas aquelas pessoas.

Meses após a reabertura já houveram muitas mudanças no local. Novos itens foram acrescentados ao acervo, inclusive a ossada de uma baleia que agora fica pendurada no teto, e como se nadasse no ar, encanta a todos os visitantes.
Entrar nesse ambiente cheio de história e vivências de outras pessoas e poder vislumbrar a mudança, como da água para o vinho, de uma cidade voltada para a caça da baleia franca para a Capital Nacional de preservação do mesmo animal é algo que merece no mínimo nossa atenção.
Ali são encontradas ferramentas utilizadas na caça, fotos da época, representações, a história da caça, informações sobre as baleias francas e claro a ossada de baleias.

MINHA PARTE FAVORITA!
A cidade hoje se redime com o animal, preservando a espécie e incentivando a contemplação dessas grandes dançarinas do mar.
E ai? Já visitou o Museu Nacional da Baleia Franca? Tá esperando o que pra ir conhecer? https://maps.app.goo.gl/pbjPnaHjeUhpjrLVA